domingo, 22 de agosto de 2010

Os olhos são as janelas da alma


Há algum tempo atrás ouvi dizer que os olhos são as janelas da alma. Eu que pouco olhava nos olhos, resolvi: vou testar. O fato é que me encantei o que vi e agora quero falar sobre eles: os olhos. E para começarmos, a frase que deu nome ao blog:

“Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível aos olhos.”
Antoine de Saint-Exupéry

Esta é pra complementar o pensamento:
"É através dos olhos que o amor atinge o coração"

O essencial é invisível aos olhos, mas os olhos são as portas para que ele entre. É por isto que sempre falo do amor. E falando de amor, lê Vinicius de Moraes falando dos olhos:

Pela luz dos olhos teus

"Quando a luz dos olhos meus
E a luz dos olhos teus
Resolvem se encontrar
Ai que bom que isso é meu Deus
Que frio que me dá o encontro desse olhar
Mas se a luz dos olhos teus
Resiste aos olhos meus só p'ra me provocar
Meu amor, juro por Deus me sinto incendiar
Meu amor, juro por Deus
Que a luz dos olhos meus já não pode esperar
Quero a luz dos olhos meus
Na luz dos olhos teus sem mais lará-lará
Pela luz dos olhos teus
Eu acho meu amor que só se pode achar
Que a luz dos olhos meus precisa se casar.
"

E já que estamos falando de música, Chico Buarque em seus versos:
“Olhos nos olhos
Quero ver o que voce diz”
Trecho da música "olhos nos olhos".

Os olhos dizem muito sobre as pessoas. Quando quiser conhecer alguém, primeiro olho fundo nos seus olhos e já saberá algo sobre ela. Eu ando fazendo isto, funciona. Os olhos falam.

O terapeuta Brian Weiss, possui um exercício para ser feito em dupla:Com um parceiro a sua frente, olhe nos olho do seu par por aproximademente um minuto e repare que aconteceram mudanças no rosto a sua frente.

"Quando você olhar nos olhos de outra pessoa, e de mais outra, e vir a sua própria alma retribuindo o olhar, então você saberá que atingiu um outro nível de consciência."
Brian Weiss

O olho ainda é usado para proteção espiritual a exemplo: O Olho Grego (Olho Místico) é um talismã que protege contra "olho-gordo" e inveja. O Olho de Hórus ou 'Udyat' é um símbolo, proveniente do Egito Antigo, que significa Proteção e Poder, relacionado à divindade Hórus.

E pra terminar, uma brincadeira:
"O que importa se você tem olhos verdes... se o vermelho dos meus refletem o verde da natureza..."
Bob Marley

Nenhum comentário:

Postar um comentário