segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Livro da Sabedoria


Frases retiradas de "O livro da Sabedoria" de Dalai lama.
O livro divide-se em quatro partes. Escolhi um texto de cada parte.

Primeira parte: Contentamento, Alegria e viver Bem

O ensinameto fundamental do Buda é sua doutrina das Quatro Nobres Verdades: 1) que o sofrimento existe; 2) que o sofrimento tem causa; 3) que existe a cessação do sofrimento; 4) que existe um caminho para alcaçar a liberdade... (pag. 9)

Segunda parte: Como encarar a morte

O suceso da nossa vida e do nosso futuro depende da nossa motivação e determinação ou confiança em nós mesmos. Através de experiências difíceis, a vida às vezes ganha maior significado...( pag. 34)

Terceira parte: Como lidar com a raiva e emoção

...Para lidar com emoões é crucial analisar quais pensamentos nos são úteis, contrutivos e benéficos. Estou me referindo principalmente aqueles pensamentos que nos deixam amis calmos, mais relaxados e que nos dão paz de espírito, em vez daqueles pensamentos que criam inquietação medo e frustração. (pag. 53)

Quarta parte: Dar e Receber

São vários os efeitos colaterais positivos do aumento do nosso sentimento de compaixão. Um deles é que, quanto maior a força da nossa compaixão, tanto maior a capacidade de recuperação diante de dificuldades e nossa capacidade de transformá-las em condições mais positivas. ( pag. 108)

Nenhum comentário:

Postar um comentário