domingo, 31 de julho de 2011

Que eu realimente sempre a vontade de ajudar...

Ontem, andando pelo mundo, passei por um senhor com uma dificuldade enorme para caminhar, para ter se uma idéia, ele demorou cerca uma hora para concluir um percurso de aproximadamente 100 m. Vou contar esta fato não por ser bonzinho e ter resolvido ajudar. A princípio ignorei o senhor e depois voltei para ajudar quando me dei conta da situação.

O senhor tinha 78 anos , parecia ter sido vítima de um derrame andava com um bengala, entretanto não tinha força na mão direita para sustenta a bengala, a cada passo ensaiava uma queda, exalava um forte cheiro de urina e o tempo estava chuvoso...

O fato é que tendo vista a situação, a grande maioria das pessoas parecia ignorar a situação daquele senhor, outras poucas queriam saber o motivo dele esta na rua naquela situação, e me criticaram pensando que eu tinha saído com ele assim, mas o motivo eu também queria saber, e apenas uma pessoa apareceu para ajudar.

Mesmo estando limitado pela sua condição física, o senhor ainda aprontava e pela misericórdia de deus a dificuldade dele o impediam a cometer falhas maiores.

Conscientemente e inconscientemente, as pessoas não o ajudaram por julgá-lo.

Em outra situação uma criança estava pedindo comida na porta de restaurante e após ele recebeu um almoço. A preocupação maior não era alimentar somente o garoto, e sim, tirar o garoto da situação que o levava a mendigar. Mesmo tendo conversado com o garoto, chegou-se a um ponto em que não se podia fazer mais nada. Então foi mostrado que ele tinha envolvimento com drogas.

Uma dúvida surgiu porque não mostraram logo o envolvimento do garoto com o tráfico?

Mas se assim fosse ninguém o teria ajudado, por sempre julgar, e nem teriam chegado ao ponto em que eles descobririam que nada mais se podia fazer. Não se pode ajudar alguém que não quer, há um limite para a ajuda. Além do limite ela é prejudicial.

Por último o caso das crianças que sofrem e tentamos aliviar a dores delas e apesar de tanto esforço não conseguir evitar algumas situações. Mas isto acontece por que não vemos que são estas crianças, e quem dera que assim fosse com todos os adultos , pudéssemos esquecer e assim agir sem julgar.

“Que eu realimente sempre a vontade de ajudar as pessoas,mesmo sabendo que muitas delas são incapazes de ver,sentir,entender ou utilizar essa ajuda”
Chico Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário