sábado, 13 de novembro de 2010

Meditação - Esvaziar a mente


Olá,
Estamos começando um projeto sobre a meditação.
No primeiro post, uma história para ilustrar a importância da mente limpa:

Certo dia, um renomado professor de filosofia foi visitar um mestre para lhe fazer perguntas sobre o zen, o bem, o mal e uma infinidade de outros assuntos. Antes de responder qualquer coisa, o mestre lhe ofereceu uma xícara de chá. O professor aceitou a bebida e continuou a falar, emendando uma indagação atrás da outra, sem parar nem mesmo para recuperar o fôlego.
Ainda em silêncio, o mestre começou a servir o chá na xícara do visitante. Logo, o líquido transbordou, inundando o pires e, mesmo assim, o mestre não parou de despejá-lo, até que o filósofo exclamou: “Pare! Não vê que a xícara já está cheia?”
O mestre, então, sorriu e disse: "A xícara está cheia e não dá para colocar mais chá nela antes que seja esvaziada. Da mesma maneira, sua mente está cheia de ideias e, para que eu possa lhe passar os ensinamentos zen, você terá de, antes, esvaziá-la".

2 comentários:

  1. Sua postagem me fez lembrar de uma parte do livro "Comer, rezar, amar", qdo a protagonista está tentando meditar na Índia e não consegue esvaziar a mente.
    Eita, coisa mais difícil é fazer isso!... Eu mesma n sei se conseguiria meditar rsrs...

    ResponderExcluir
  2. Curto postagens que dizem respeito a importancia do silencio, e ao esvaziar-se!

    Muito legal aqui
    Parabens ^^

    ResponderExcluir